23 de janeiro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/11/19 às 9h32 - Atualizado em 4/11/19 às 9h32

O Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes – anuncia sua 11ª edição no Núcleo Bandeirante

 
 
Sabia que o Núcleo Bandeirante já foi conhecido como Núcleo Pioneiro quando abrigava grande parte dos trabalhadores que atuaram na construção de Brasília, conhecidos como Candangos, e foi responsável pelos primeiros comércios da cidade?
 
Além disso, foi a cidade que recebeu as primeiras salas de cinema do DF!
 
 
Conhecida anteriormente como Cidade Livre, recebeu esse nome porque tinha função apenas comercial, sendo o local onde os Candangos gastavam o dinheiro que recebiam pelo trabalho nos canteiros de obras.
 
Para incentivar ainda mais o comércio, foram oferecidos benefícios aos comerciantes, permitiu-se a isenção de impostos e lotes foram cedidos gratuitamente sem escritura.
 
A Cidade Livre de impostos apresentava lotes emprestados sem escritura, já que a existência do núcleo habitacional estava limitada ao período da construção de Brasília.
 
Com a inauguração da capital e o possível fim da Cidade Livre, os contratos, mesmo os sem escritura, foram cancelados e os comerciantes transferidos, causando desconforto aos moradores que reivindicaram a fixação.
 
Em 1989, o Núcleo Bandeirante foi oficializado como a oitava região administrativa do DF. 
 
Lobo Fest
De 13 a 16 de Novembro no Núcleo Bandeirante 
 
 
 ⠀

 
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros