18 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais

Você Sabe o que é Fumacê?

27/05/20 às 15h58 - Atualizado em 27/05/20 às 15h58

 

 

 

Você sabe o que é fumacê?
.
.
Quando os casos de Dengue, Chikungunya ou Zika estão ocorrendo na vizinhança é um sinal de alerta! É preciso ficar atento, pois há mosquitos infectados com o vírus destas doenças próximo às nossas casas.
.
.
Diante desta situação, a Vigilância Ambiental em Saúde utiliza armas que controlam o mosquito adulto infectado para impedir que novos casos apareçam. Atualmente, a principal arma utilizada é a aplicação de inseticida por meio de máquinas carregadas pelos agentes de vigilância ou máquinas carregadas por carros. As máquinas transformam o inseticida em uma névoa com gotas muito pequenas capazes de flutuar no ar e encontrar os mosquitos que estiverem voando.
.
.
Dependendo do tipo de inseticida utilizado estas aplicações podem formar uma névoa que lembra uma fumaça, daí o nome popular de fumacê. Em outros casos, porém, a nuvem de inseticida formada é incolor. A aplicação sempre ocorre entre às 6h e 9h ou entre às 18h e 21h, quando não está chovendo.
.
.
É importante dizer que o fumacê não é utilizado para prevenção. Apenas a ocorrência de mosquitos não é suficiente para realização do controle pelo fumacê. É necessário haver casos na região. Lembrando… o objetivo do uso do fumacê é eliminar mosquitos infectados por vírus.
.
.
Quando vir ou ouvir o fumacê, adote alguns cuidados:
1. Proteja os alimentos expostos;
2. Proteja aquários, gaiolas e os animais de estimação;
3. Retire as roupas do varal.
4. Abra as janelas e as portas para permitir que o inseticida entre e atinja os
mosquitos que estiverem escondidos no interior das casas.
5. Caso haja pessoas acamadas ou com problemas respiratórios, feche as portas
e janelas.
.
.
Estes cuidados são importantes para preservar a saúde das pessoas e favorecer a ação do inseticida aplicado. A colaboração dos moradores é fundamental para que os mosquitos não continuem a disseminar as doenças na comunidade. Fique atento!
.
.
Não deixe o mosquito nascer!
.
.
Secretaria de Estado de Saúde.

Acesso à Informação
Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros